A Cultura Cigana




Os ciganos vem sofrendo preconceitos desde a idade média , no Brasil e em vários países e até hoje sua cultura e tradições são respeitados apenas por admiradores da cultura cigana, pelos descendentes de ciganos  e pela sociedade que são menos moralistas.
A cultura e as tradições ciganas são envolto de mistérios para quem não entendem e não se interessam em saber e desvendar esses mistérios fica difícil de entender os teus objetivos e costumes .

Muitos dizem que os ciganos , roubam , mentem, fazem mistificação e trabalhos envolvendo o mundo espiritual e que não acreditam em Deus. Muito se engana quem pensa e acha que as coisas são assim.

Os ciganos considerados de má fé são apenas um povo sofrido que tenta apenas sobreviver de alguma maneira em uma sociedade envolto de preconceitos , onde não encontram apoio nem mesmo para comer, passam fome e muitos morrem doentes por não terem dinheiro e nem apoio da sociedade.

 Muitos se privam e vivem em sua comunidade sem contato com a sociedade ,   não porque eles tem medos ou coisa assim, eles apenas se privam de se misturar com uma sociedade cheias de preconceitos e que não entendem e não respeitam a sua cultura e seus costumes. 



Sobre a religião , os ciganos tem  fé em Deus e em Jesus Cristo, e a sua protetora é Santa Sara Kali, considerada a rainha e mãe protetora dos ciganos , justamente por ter sido uma cigana , escravizada pelo preconceito em vida , por isso as ciganas que tem o dom da vidência respeita muitos seus ensinamentos e levam a sério os teus dons. Os ciganos respeitam muito todas as religiões inclusive em vários acampamentos os padres e pastores são muito bem recebidos quando vão evangelizar  e fazer o estudo sobre a bíblia . No Sincretismo Religioso a Santa Sara Kali é a padroeira do Brasil  a Nossa Senhora Aparecida .




Mas hoje em dia os ciganos encontraram muito apoio da sociedade apesar de existir muito preconceito ainda , existem muitas associações que apoiam a cultura e a comunidade cigana , a Embaixada Cigana   ,  ANEC/GOAssociação Nacional das Etnias Ciganas , APRECI/PR – Associação de Preservação da Cultura Cigana , entre outras ,  e não podemos nunca esquecer da  cigana  Mirian Stanescon  considerada  rainha dos ciganos por ser também cigana e advogada sempre vem apoiando os direitos dos ciganos no país .

Também tem muitos descendentes e admiradores da cultura cigana que vem resgatando a cultura através das festas ciganas e essas festas são arrecadados várias doações para varias comunidade cigana carente,  mesmo que essas festas apesar de ter muita mistura de ciganos, descendentes de ciganos e pessoas não ciganas, resgatam e traz para a sociedade um pouco da cultura, onde envolve a dança cigana, a fogueira, as roupas,  as comidas . a música , a fé sobre o altar de Santa Sara Kali e tudo que envolve a cultura desse povo fantástico e maravilhoso.



Quem não conhece a cultura do povo cigano não sabe o que é se encantar, pela suas danças, pela músicas, saborear a culinária cigana de vários sabores exóticos , tentar desvendar os mistérios do idioma Romani e se encantar pelos lindos trajes com belos tecidos , lindas joias, lenços  e belos figurinos e se encantar pelas suas curiosas tradições.

Se encantar e respeitar as tradições é um direito de cada um... mas julgar sem  ter conhecimento de causa é outra coisa completamente diferente, não tenha medo abra espaço para o novo respeite o povo cigano respeite suas tradições e se encante pela beleza e magia desse povo.




Respeite os Direitos Autorais
by: VGitana ®
© Todos os Direitos Reservados