Bachtalo krecunu (Feliz Natal )





O Natal cigano é comemorado durante uma semana a festividades de Natal , com muitas bebias , danças e pratos típicos , em alguns acampamentos os ciganos passam dias sem dormir vivem em função da celebração. Para os ciganos é um momento de Paz, e Amor e principalmente União.

O Natal para os ciganos é uma celebração muito importante , que se iguala as festas de casamento que além de ser uma festa importante se prolonga durante 5 dias ou mais.

A montagem do Natal cigano em sua tradição é colocada uma toalha no chão branca , durante as celebrações os ciganos não comem carne , só a partir da meia noite do dia 24 de Dezembro é pode se consumir carnes.

A mesa é sempre farta com varias comidas típicas, como bacalhau cozido com couves e batatas , feijoada e guizo com muitas frutas , entre outros cabrito assado com batatas, carne guisadas, grão cozidos com massas, saladas variadas frutas e pudins, assim o cardápio é variado conforme os dias da comemoração o que cada dia se é permitido a comer.

A comida é preparada pelas mulheres que ficam dias e horas cozinhando , durante os dias das festividades os ciganos visitam outras tendas e em cada delas degustam um pouco de comida, e pedem a benção dos chefes do clã e a benção de Santa Sarah .

No ultimo dia é o dia do Rapa, o dia em que se deve comer os restos de comida para não haver desperdícios .

Assim os ciganos comemoram o Natal

Bachtalo krecunu (Feliz Natal )








Respeite os Direitos Autorais
by: VGitana ®
© Todos os Direitos Reservados