SATURNO – REGENTE DO ANO de 2013



O Senhor do Carma


“É Tempo de colher o que plantou!”

O ano astrológico tem inicio em 20 de Março de 2013 e será regido por Saturno, o Velho Sábio, Senhor do Carma e do Tempo!

Saturno está em Escorpião, signo que ingressou em 5 de outubro de 2012, e permanecerá neste signo até 2015. Para reforçar o ano de 2013, continuamos com Plutão, planeta regente de Escorpião, transitando no signo de Capricórnio, signo que Saturno rege.

Essa mutua recepção de Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio, intensifica a ação e a influencia de ambos os planetas durante todo o período e pode promover uma profunda e intensa limpeza kármica!

No Horoscopo Chinês o ano será regido pela Serpente, símbolo de sabedoria e boa sorte; indicando um ano de sucesso material e reconhecimento na carreira. Está relacionada á Vênus

Na tradição africana será o ano de Omulu (Obaluaiê velho) Orixá da cura, da peste e da morte; responsável em transpor os desencarnados para o Orum. Está relacionado á Saturno.

Em numerologia o ano será regido pelo numero 6 (seis), representa união, ajuda mútua e a capacidade de ser útil em prol da família, amigos e grupos sociais como ONGs e instituição de caridade. Está relacionado á ascensão espiritual.

Saturno irá testar e colocar á prova todas as estruturas sociais, politicas, religiosas, financeiras, materiais, físicas, psíquicas, emocionais e psicológicas; vai colocar em xeque os relacionamentos familiares, amorosos e amigáveis, e as bases dos valores sociais, morais, éticos e espirituais.

Será um ano de muitos desafios, pois é a hora da “colheita”, de colher o que foi plantado, de aprender com os frutos colhidos e resgatar dívidas kármicas!

Com Saturno atuando no eixo Escorpião-Touro, devemos avaliar em quais bases estão firmados nossos valores, quais os desejos que nos movem e para onde esses nós levam.

O maior desafio será não resistir ás mudanças e desapegar de velhas estruturas, aparentemente seguras, mas que impede nosso progresso. Seremos levados a enfrentar nossos medos, temores, anseios e inseguranças e á assumir a responsabilidade com nossos atos, ações e criações.

Apesar de Saturno ter fama de ser um planeta maléfico, severo, que impõe restrições e limites, é ele também que oferece a oportunidade de concretizar nossos sonhos e do despertar para uma nova realidade. Saturno pode transformar cada pedra no caminho em uma estrada segura para trilharmos nossa longa jornada!

Escorpião lida com os recursos grupais (dinheiro, investimentos e aplicações), com o psiquismo e o magnetismo (sexo ou sexualidade), com a transcendência ou transmutação da matéria (a morte ou regeneração) e com o poder pessoal (os desejos oculto).

O eixo de Escorpião é Touro, e este também lida com valores materiais e espirituais, mas Touro lida mais especificamente com os benefícios e prazeres que esses valores podem proporcionar; ele representa aqueles valores que satisfazem nossas necessidades imediatas, que trazem gozo, satisfação, segurança e bem estar pessoal em todos os níveis. Touro precisa obter e possuir o “objeto” que represente a segurança e o bem estar; mas Escorpião não busca esse “objeto de poder”, Escorpião transcende ao objeto e busca o poder sobre este! Dessa forma, muitas vezes, Escorpião torna-se profundamente destrutivo, rancoroso e vingativo, pois quando não consegue obter o “poder sobre o objeto de seus desejos” simplesmente o elimina. Touro trabalha, faz, produz, retém e obtém para ter prazer; Escorpião deseja, transmuta, expurga e transcende para ter poder!

O Velho Sábio é severo em seus ensinamentos, exige disciplina, responsabilidade, obediência e paciência, confere a maturidade, a prudência e a sabedoria que só o tempo pode oferecer.

Saturno-Cronos ensina que, na vida, há um tempo para cada coisa; tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de colher, pois ninguém passa pelos seus anéis antes de pagar tudo o que deve!

O Senhor do Carma ensina que toda ação tem sua reação e que todos devem assumir a responsabilidade de suas ações e suas consequências, sejam positivas ou negativas. Em seus anéis (ou algemas) todas as almas estão casadas com seus próprios atos e eternamente comprometidas com seus efeitos.

Recursos Financeiros, Naturais e Humanos

É Hora de acertar as contas!

Saturno é um planeta social, lida com os valores tradicionais, com o labor do trabalho, com o status social; é a lei e a ordem que organiza e civiliza, é construtivo e confere vida longa á tudo que toca.

A Saturnália, festival de inverno, era uma época em que toda licenciosidade era permitida, mas ao termino desse período, chegavam os coletores de impostos e todas as somas devidas ao governo, tinham de ser cobradas e os débitos resolvidos.

Neste ano Saturno nos convida a sermos mais honestos, corretos e justos com o uso dos recursos financeiros, principalmente, os que se referem á dos nossos associados, que estarão em evidencia.

Devemos ser extremamente claros e transparentes em qualquer transação financeira, contábeis, em aplicações e investimentos corporativos e empréstimos. Acertar qualquer pendencia referente á impostos fiscais, seguros de previdência, pensões, heranças, divisão de bens, finanças conjuntas, e todas as questões relativas a propriedades, bens e posses alheias, assim como aposentadoria, recursos familiares, empresariais, autárquicos e estatais, pois essas áreas serão fortemente afetadas e qualquer pendencia deverá ser corrigida rapidamente.

É hora de acertar as contas, pagar divida e tributos pendentes, economizar, planejar gastos, evitar o consumo exagerado ou coisas supérfluas; ser prudente e honrar os compromissos firmados. Também será importante cobrar o que é devido, sejam pelos serviços prestados, negociações, acordos e, até, promessas, pois Saturno lida com a estima pessoal e dá a justa medida daquilo que valorizamos ou desvalorizamos em nós.

Pode haver muitas brigas e disputas judiciais, processos litigiosos e muita discussão sobre o quanto e quem deve pagar; o que é justo e devido e o que é uma obrigação ou uma cobrança.

É ideal regularizar situações ilegais com os órgãos públicos, pois a fiscalização será maior e a aplicação de multas será pesada.

Na mitologia Saturno é um deus da agricultura e da colheita, o que pode indicar um ano de safra agrícola em alta, mas também pode haver perdas por secas, inundações ou estiagens fora de época ou em regiões onde não é normal o esses fenômenos. Também pode haver dificuldades na estocagem e armazenagem de grãos ou problemas no transporte de alimentos, o que pode levara a busca por outras opções como vias férreas e fluviais. Tudo isso também pode gerar uma súbita alta nos preços dos alimentos ou mesmo escassez.

Nas estruturas das fontes geradoras, transmissora e fornecedora de energia elétrica, de aguá e gás podem ocorrer problemas súbitos em hidrelétricas, represas, minas, gasoduto e oleoduto, túneis, tubulações de escoamento, plataformas de petróleo, trens e etc; por colapsos e acidentes ou abalos e desmoronamentos por catástrofes naturais.

A crise na economia mundial tende a agravar, o sistema econômico dominante pode mudar profundamente. Pode surgir uma nova visão de econômica mundial, baseada nos recursos e riquezas humanas pois, em tempos de crise, somos levados a usar um potencial adormecido (oculto) para produzir riquezas com os recursos internos; assim o ano pode ser de muito progresso para os que trabalharem com determinação, paciência e prudência. Teremos a oportunidades de concretizarmos projetos que pareciam impossíveis e resgatar tesouros internos.

Como em toda grande crise sempre há grandes oportunidades, no Brasil, podemos ter um ano altamente construtivo e de grande expansão em investimento nas áreas de infraestrutura e mão de obra, devido os eventos mundiais sediados aqui, mas será necessário muita cautela, discernimento e estratégia para evitar perdas de vultos e enganos irreversíveis.

A Lei e a Justiça

A Obediência

Saturno é o grande Legislador e Reformador, coloca ordem por onde passa, cria leis, regras e normas, nas quais, toda a sociedade se organiza e se move. Está associado à letra da lei, o deus do Velho Testamento, um pai obcecado pelo cumprimento rígido da lei.

No Mapa do ano astrológico, Saturno estará em aspecto com Urano e Júpiter, formando um YOD (o dedo de Deus). Essa trindade de pais-deuses - Júpiter, filho de Saturno, que é filho de Urano - representam o pensamento patriarcal religioso e político através das eras, que aplicam suas próprias leis mas que, no final, uma nova ordem tem lugar!
Em 2013 pode haver grandes mudanças no sistema judiciário e no sistema tributário.

Estabelecer a Obediência e a Lei é uma das áreas regidas por Saturno!
Saturno pode trazer novas leis, mais rígidas e severas, afetando os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; a reforma da constituição pode ser amplamente discutida e seriamente avaliada.
Com Plutão em Capricórnio, qualquer ilegalidade virá á tona e serão descobertos; pode ser um ano onde nunca se utilizou tanto da lei para impor limites, corrigir, cobrar, colocar ordem e justiça.

Pode haver novas leis regulamentando a arrecadação de impostos, transações financeiras de instituições privadas e públicas, aumento da fiscalização sobre grandes corporações e novas regras para as empresas que lidam com ações, seguros, pensões e títulos de capitalização.

Leis como a diminuição da maioridade para atos criminosos, a prisão perpétua e a própria pena de morte serão amplamente discutidas e podem ser implantadas.

Saturno é afetado pela honra e, algumas leis (de punição ou correção), podem revelar o estado de evolução e progresso de um País, de uma nação ou de uma tribo. Será necessário repensar qual o tipo de sociedade “honrada” desejamos em um País que precisa de leis que obrigam um pai a reconhecer seu filho (Saturno e Urano) ou leis que impõem limites de aproximação contra aqueles que morrem (matam) por amor e paixão (Saturno e Plutão).

A Morte e o Medo
As forças do submundo

Escorpião rege as águas subterrâneas e assuntos do submundo; representa todos àqueles que lidam com ações secretas e ocultas; investigadores, espiões, detetives, policiais e criminosos. Como o escorpião que infligi á si mesmo seu próprio veneno para transcender ao estado de perigo iminente, também teremos que abrir mão de velhas estruturas para nós libertar. Na cultura africana o ano será regido pelo Orixá Omulu, que rege a doença, a cura e a morte. A foice de Saturno, com a qual ceifa a vida morta, é sua representação mais típica para Escorpião

Saturno em Escorpião exalta o medo coletivo e individual, e pode mostrar seu lado mais sombrio e cruel ou aquilo que mais tememos.

Em sua regência Saturno em Escorpião pode impor a mão pesada da Lei e também da morte, da perda e da miséria humana, não que 2013 a morte seja uma constante, mas o medo sim.

No momento que Saturno entrou em Escorpião, (outubro/2012) o submundo do crime enfrentou a lei e colocou em xeque a segurança das estruturas sociais e politicas! A violência, que já ocorria de forma oculta, expõe sua face. Repressões violentas podem gerar ataques ainda mais violentos, o aumento do trafico de drogas, de armas e ações de milícias.

Urano em Áries estará em forte tensão com Plutão durante todo o período e este aspecto é muito explosivo; representam conflito armado, ataque militar, armamento bélico, lutas pelo poder e comando, beirando ao descontrole ou a tirania

Plutão em Capricórnio continua irradiando sua influencia para Câncer, signo que representa o povo, mulheres, crianças pequenas e pessoas em estado de alta vulnerabilidade; isto aumenta a possibilidades de violência contra essas figuras, principalmente em regiões de conflito.

Assuntos como a eutanásia e o aborto podem ter novas abordagens e avanços nas leis.

Podem surgir epidemias novas, pois todo processo de crise e medo coletivo, é sempre precedido de grandes epidemias (inconsciente coletivo), por isso é necessário manter a vibração em alta e a sintonia fora do alcance de padrões e condicionamentos obsessivos.

Viver e deixar-se viver implicam em abrir mão do controle e se entregar a vida, com paciência, persistência e muita confiança pessoal.

Sexo e Desejo
Os relacionamentos humanos

Escorpião é um signo que vive tudo de forma extremamente intensa e pode levar os sentimentos até o Inferno! Tem forte influencia sobres os instintos, os desejos e o magnetismo sexual.

Saturno confere contenção e controle das emoções, é frio nos sentimentos e sua excessiva rigidez pode levar ao pessimismo, á melancolia e a depressão. Na Mitologia Saturno castrou seu pai Urano á pedido de sua mãe, este arquétipo indica, entre outras coisas, que os excessos e a falta de responsabilidade com nossas criações pode nos impor um “basta” e limitar nossas ações!

Saturno é um planeta de Conscientização e, neste período, vai exigir muita maturidade para lidar com a capacidade de usar os instintos e a sexualidade com responsabilidade; caso contrário, pode colocar limites e, de várias formas. Pode haver maior consciência e a oportunidade de eliminar padrões e hábitos nocivos, compulsões, traumas, obsessões e aprender a lidar com a sexualidade de forma mais digna e sadia.

Os relacionamentos podem se tornam intensos e dramáticos, gerando fortes ressentimentos, alternando-se entre a paixão e o ódio, todos estarão mais seletivos e exigentes, avaliando mais os reis valores das relações íntimas e buscando manter contatos mais limpos e comprometidos.

Relacionamentos estagnados ou com pessoas que não tem nada á somar ou acrescentar ao nosso desenvolvimento pessoal, podem sofrer rompimentos e, de forma drástica, pois situações de desconforto e desagradáveis ficarão evidentes.

Pode haver maior tendência á atitudes passionais, sentimento de raiva, rancor e até sentimento de vingança com ações agressivas e destrutivas, por isso devemos cultivar o respeito e não invadir a privacidade do outro, ter clareza e, principalmente, mostrar clareza das intenções.

A insegurança emocional e a necessidade de manter o controle podem gerar ações defensivas e transformar uma cisma qualquer em uma verdadeira paranoia. Será altamente destrutivo usar o poder pessoal para manipular e seduzir

Devemos corrigir comportamentos nocivos rapidamente, principalmente em situações negativas e abusivas, como violência doméstica, assédio moral e parceiros dominadores, pois sentimentos de culpa tende a aflorar e desejos de poder podem gerar traições, intrigas e conspirações.

Assuntos sobre a homossexualidade, transexual e o inicio á vida sexual em idade precoce podem ser abordados com maior seriedade e com base em valores tradicionais e seguros.

Pode haver o aumento da pornografia, da exploração e abuso sexual, prostituição e crimes sexuais e passionais, mas Saturno pode colocar leis e limites implacáveis, como em 1983, ultima vez que transitou em Escorpião, quando a AIDS ficou mundialmente conhecida. Também pode surgir novas DST ainda mais resistentes; doenças epidêmicas, principalmente aquelas que atacam a pele, como a catapora, varicela, varíola.

Os Mistérios e o Psiquismo.

O Amadurecimento Espiritual

Saturno irá exigir maior maturidade, responsabilidade e disciplina com o uso do conhecimento, dos dons e habilidades psíquicas. Também de uma nova tomada de consciência sobre quais são os resultados e consequências que esse poder pessoal tem gerado em nossa vida.

O Mestre ensina que é prudente aprender com os erros cometidos, mas ao agir em desacordo com á Lei, podemos ser paralisados, e de forma drástica.

Saturno pode colocar limites através dos obstáculos, doença, acidentes ou perdas, podemos ser confrontados com algum tipo de miséria humana, seja material, espiritual ou afetiva.

Será um ano onde a cura psíquica e espiritual será buscada com maior interesse, pode haver grande interesse nos estudos sobre os mistérios, expansão das ciências ocultas, maior exploração e investigação dos potenciais psíquicos, das compulsões e repressões.
Assuntos como a telepatia, clarividência, adivinhação, mediunidade, parapsicologia, experiências paranormais e fenômenos sobrenaturais serão abordados com uma visão mais científica.

Saturno representa o Sacerdócio (Sacro-oficio e Sacrifício). Devemos refletir sobre nossa sacralidade, ou seja, á que estamos dispostos a nos sacrificar (morrer). Todos estarão mais conscientes de suas habilidades mediúnicas psíquicos, também dos vícios, medos e bloqueios; assim será uma ótima oportunidade para expurgar e eliminar todo o lixo psíquico e compreender, concentrar e canalizar essa energia para obter resultados melhores.

Devemos ter maior fidelidade com nossos propósitos, assumir posturas e opiniões próprias para entrar em contato com nossa verdade interior, em vez de agradar os outros assumindo comportamento que não correspondem a nossa essência.

Saturno fará Trigoso com Netuno. É um aspecto que pode ser bastante benéfico para a busca de novos valores espirituais que promoverão a estruturação das crenças e dos dons mais elevados da alma. Saturno pode dar forma ou corpo ás emanações de Netuno, por outro lado, Netuno pode dissolver as estruturas de Saturno. Podemos vivenciar experiências místicas de forma concreta ou, sermos fortemente abalados quando cair os véus! Pode ser um período de quebra de paradigmas religiosos, que pode trazer desilusões, mas também o despertar para realidades mais concretas e oportunidades de realizarmos nossos sonhos.

Organização Social

A Família, o Lar e a Saúde

Saturno, o pai, representa a capacidade de prover. O grupo familiar terá grande importância neste período e será necessário ter maior atenção aos seus filhos, principalmente, ás mudanças de comportamento. Saturno em Escorpião é um momento crítico e pode gerar problemas familiares que se não forem resolvidos rapidamente, podem ser difíceis de resolver mais trade.

Devemos estar mais próximos e ter maior diálogo e comunicação com quem amamos, a fim de evitar problemas de longa duração.

Saturno pode induzir ao estado de ansiedade e depressão, pois os antigos o associavam a um dos quatro humores da antiga medicina, o humor melancólico. Neste ano é muito importante cuidar da saúde e ficar atento á qualquer sinal de anormalidades no corpo, para evitar problemas ou doenças que podem agravar.

Pode haver aumento das doenças mentais e psicossomáticas e mentais, e maior ênfase em novos métodos de tratamento e na pesquisa cientifica.

O tempo pode afetar o relógio biológico, alterando o funcionamento do organismo, como a necessidade de se alimentar ou dormir em horários não costumeiros.

Deve-se ter cuidado com agressividade e a intolerância, esta pode causar extrema rigidez ao corpo deixando o mais vulnerável

Cirurgias e procedimentos médicos devem ser analisados com bastante cuidado e atenção, como também ter mais seriedade com as recomendações médicas em períodos de recuperação.

Assuntos como transplantes, doação de órgãos, reprodução, pesquisas de novas drogas e cirurgias sofisticadas terão novas regulamentações e, também, punições mais severas nos erros médicos.

fonte de pesquisa : Astros Reis.