O casamento na tradição cigana


Muitas pessoas se casam na tradição cigana por que acham bonito, romântico, exótico, não é proibido desde que o casal ache alguém que realize o matrimônio, mas se não for feito por ciganos de sangue o casamento não terá nenhum valor espiritual, apenas será um casmento teatral, sem nenhum valor.

O casamento para os ciganos é sagrado, os casais que se casam na tradição cigana não sendo cigano ou que não tenha uma descendência cigana, e que se casam por que acham bonito, na realidade estão desrespeitando tudo que é de mais sagrado para os ciganos que é o casamento, pois com certeza o casal não irá seguir os juramento ao pé da letra depois que se casarem, se não forem ciganos ou não conhecerem a tradição.

O casamento cigano é sagrado tanto no material como no espiritual, o pacto de sangue é um dos atos mais sagrados da cerimônia, é bem diferente do matrimônio convencional, o casal que optar por casar-se na tradição cigana tem que ter a conciência de que sua vida não será mais a mesma, principalmente para a Mulher, que terá sua liberdade comprometida , pois casamento na tradição cigana o homem é quem manda na casa e nos negócios da familia, a mulher tem que apoia-lo em tudo, a mulher não pode sair sozinha apenas acompanhada do marido, entre outros juramentos a mais que se é dito na hora do matrimônio.

Muitos casamentos assim não é compreendido pela sociedade, pois o casal leva uma vida completamente diferente.

Por tanto os noivos tem que ter absoluta certeza de que estão preparados para se casarem na tradição cigana, pois se não for para levar a sério o juramento do matrimônio , então a melhor solução é o casamento convencional.

Não se brinca com a cultura alheia, principalmente em um ato sagrado como é o casamento para os ciganos.

Este texto foi em resposta ao e-mail que recebi da Mariane.
Ela me perguntou se um casal não cigano pode se casar na tradição cigana.

Se caso este texto serviu também para você, lembre-se a devemos respeitar todas as tradições, e levar a sério tudo aquilo que envolve o espitiual e principalmente os juramentos que fazemos diante a um ato sagrado.

Para alguns pode ser um absurdo o modo em que nós ciganos vivemos, mas é assim que somos, e para nós a importância do casamento é sagrado.


Optchá!!

THIE AVÊS THIAILÔ LOM, MANRÔ TAI SUNKAI, KAMBULIN
(Que você seja abençoado com o sal, com o pão e com ouro,e amor)

VGitana