Altar Cigano

Num local reservado de sua casa, forre uma mesinha com uma toalha florida ou a cor de sua preferência (menos preta), coloque a imagem de Santa Sara, coloque num vaso rosas brancas, amarelas e rosa, acenda um incenso de rosas, 1 velas azul, borrife essência de rosas e ofereça a Santa Sara, fazendo a oração dela e os seus pedidos.Também não deve faltar em seu altar, uma taça com água (trocada todos os dias), uma taça com sal grosso e um recipiente de vidro com terra, para queimar os incensos. Caso queira oferecer frutas ofereça no altar deixando por 24 horas e depois coloque em sua fruteira para que todos comam.(Os ciganos, não gostam de desperdício de comida).

Nunca em hipótese alguma coloque bebida alcoólica ou cigarros, não se esqueça que se trata de um altar cigano e não de outras religiões que afirmam adorar nosso povo. Pois a droga (álcool ou tabaco) irá atrair outras forças que não ciganas

“ORAÇÃO A SANTA SARA
Santa Sara,
pelas forças das águas Santa,
com seus mistérios,
possa estar sempre ao meu lado,
pela força da natureza
Nós, filhos dos ventos,
das estrelas e da lua cheia,
pedimos a Senhora que
esteja sempre ao nosso lado; 
pela figa, pela estrela de cinco pontas;
pelos cristais que hao de brilhar
sempre em nossas vidas. 
E que os inimigos nunca nos enxerguem,
como a noite escura,
sem estrelas e sem luar.
A Tsara é o descanso do dia-a-dia,
A Tsara é a nossa tenda.
Santa Sara, me abençoe;
Santa Sara, me acompanhe.
Santa Sara, ilumine minha Tsara,
para que a todos
que batam a minha porta 
eu tenha sempre uma
palavra de amor e carinho. 
Santa Sara, que eu nunca seja
uma pessoa orgulhosa, 
que eu seja sempre a mesma...
PESSOA HUMILDE!!!”